Notícias CNA levanta sugestões para Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020 no Nordeste 19-03-2019
Print Friendly, PDF & Email

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou na sexta (15) o terceiro encontro para levantamento de sugestões para o Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020. O workshop aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), em João Pessoa.

O evento, promovido pela Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, contou com a presença de representantes das federações do Nordeste, produtores, entidades associativas e instituições de pesquisa agropecuária da região.

A assessora técnica da CNA, Fernanda Schwantes, comentou que o Nordeste tem algumas particularidades no que diz respeito aos efeitos da seca sobre a produção e que estas características precisam ser representadas nas políticas públicas.

“Os programas de investimento são muito importantes para a região. Quando ocorrem secas prolongadas no Nordeste, os produtores, além de perderem suas safras, também perdem seus ativos de produção, como rebanho e plantas”, afirmou.

O vice-presidente da Faepa, Vanildo Pereira, destacou a necessidade de o Governo Federal tratar o Nordeste a partir das suas peculiaridades.

“Nós temos percebido uma predisposição do Ministério da Agricultura em definir uma política agrícola para o Nordeste, o que é muito positivo. É preciso olhar com atenção para as atividades de pecuária de leite, carcinicultura e a cana-de-açúcar”, afirmou.

O assessor jurídico da FAEMA, Émerson Macedo, destacou que “nunca nos perguntaram antes como a gente gostaria de resolver parte dos nossos problemas. Este encontro é um momento muito positivo e é preciso que esse debate se estenda aos estados”.

O workshop já passou pelas regiões Sul e Norte do país e agora segue para o Centro-Oeste (Cuiabá), no dia 21, e Sudeste (Vitória) no dia 25.

“É importante visitar as regiões porque viabiliza a participação dos produtores rurais e não só de seus representantes. Esse é o quarto ano desse modelo de reuniões itinerantes e percebemos que conseguimos nos aproximar mais da realidade das regiões e propor alterações concretas no crédito rural e nas outras políticas públicas, que podem ser percebidas pelos beneficiários desses programas”, disse Fernanda Schwantes.

Também participaram da reunião a superintendente técnica adjunta da CNA, Natália Fernandes, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, o presidente da Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR (Com informações da Faepa-PB)
Telefone: (61) 2109 1419
Fotos: Ascom Faepa-PB
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil