Notícias Participantes do CNA Jovem vão propor soluções para os desafios do Agro 29-03-2019
Print Friendly, PDF & Email

Os 61 participantes de 21 Estados da 3ª edição do CNA Jovem Nacional participaram de um encontro, em Brasília, onde participaram de uma série de atividades, de debates e de palestras sobre o processo legislativo e, agora, terão a missão de apresentar nas próximas etapas soluções inovadoras para o setor agropecuário, representando o Tocantins foram 2 alunos do SENAR/TO.

No primeiro encontro nacional desta edição do programa promovido pelo Sistema CNA/SENAR, os jovens foram divididos em grupos e definiram os seis desafios para os quais irão propor soluções. São eles: inserção de profissionais nas propriedades rurais, necessidade de agregar valor aos produtos agrícolas, organização de produtores com baixo volume de comercialização, ampliar a utilização de ferramentas de gestão, estimular a rentabilidade de produtores da classe C e o fortalecimento dos sindicatos rurais.

Para refinar os desafios, definir e priorizar os critérios que devem avaliar se o desafio foi vencido, os jovens terão suporte a distância, por meio de consultores contratados e ambiente virtual onde terão oportunidade de continuarem as atividades até o próximo encontro presencial, onde eles vão começar a trabalhar as soluções.

Para a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa, os jovens demonstraram alta capacidade de articulação e empenho para a resolução de questões relacionadas ao desenvolvimento do agro.

“Os jovens mostraram o engajamento e disposição em trabalhar pela agropecuária brasileira. Neste primeiro encontro presencial focamos na identificação dos desafios do setor. Até a última etapa do CNA Jovem, eles deverão planejar e propor soluções para os desafios identificados”, afirmou.

O CNA Jovem Nacional 2019 terá mais três encontros: de 26 a 28 de abril, de 31 de maio a 2 de junho e de 5 a 7 de julho. No encontro final serão anunciados as três jovens lideranças de mais destaque e o projeto vencedor desta edição.